Appendix Guidance (Portuguese)


Sugestões para o Conteúdo do Anexo-Projeto/Esboço


O anexo é uma oportunidade para destacar as ações e compromissos que são planejados ou que estão em vias de acontecer para atingir as metas de redução de emissões, em geral, no prazo de2030. Os anexos apresentados pelos signatários irão ilustrar as diversas abordagens de mitigação de líderes climáticos em todo o mundo.

Devido a cada jurisdição possuir diferentes desafios e oportunidades, cada anexo deverá ter seu próprio formato; entretanto, os anexos podem compartilhar alguns elementos comuns. Você pode querer descrever o perfil de sua jurisdição, especificar as suas metas de redução de emissões, e fornecer exemplos de ferramentas que você usa para cumprir esses objetivos. Nós sugerimos que o anexo não tenha mais do que duas páginas.

As questões abaixo são apresentadas apenas como sugestões de temas considerados de serem abordados no seu anexo; a lista não tem a intenção de ser exaustiva ou exclusiva. Alguns dos temas podem ser extremamente relevantes para as ações e planos de sua jurisdição para a redução das emissões, enquanto outros podem ser menos importantes para a sua situação. Você deve usar sua discrição quando selecionar os temas a serem abordados. Os projetos preparados pela Califórnia (USA) e Baden- Wurttemberg ( Alemanha) estão disponíveis para revisão, e outros estão em fase de elaboração.

Perfil

Qual é seu perfil geográfico, demográfico e econômico?

  • Em qual país você está localizado?
  • Qual é sua população?
  • Qual é seu produto interno bruto (ou produção econômica medida por outro indicador econômico)?
Metas

Quais são suas metas para reduzir e evitar emissões?

  • Que reduções de emissões você está tentando alcançar (por cento/toneladas/total/per capita) Em que ano ? A partir de que referência você está medindo?
  • Quais emissões adicionais você está tentando evitar?
  • Você tem alguma meta intermediária?
  • Você está focado nas reduções com alguma prioridade particular aos Gases de Efeito Estufa- GHGs?
  • Quais são suas emissões atuais (total, por setor, por poluente)?
  • Você tem algum monitoramento de controle ou de apresentação obrigatória de relatórios (interno/externo, acordo obrigatório/ não obrigatório)?

 

Ferramentas

Que metas, padrões, políticas, tecnologias, etc. você está implementando ou planejando em vários setores para desenvolver de forma sustentável e atender às suas metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa? Por exemplo, quais são as suas ações e compromissos em torno de…

  • Energia renovável, eficiência energética e de armazenamento de energia?
  • Transporte sustentável? (redução de viagens em que apenas haja uma pessoa no veículo, mudança de combustível, eficiência de combustível, frete/ ferroviário/aviação)
  • Proteção de recursos naturais? (gestão de florestas e terras selvagens, gestão de agricultura, serviços de proteção do ecosistema, gestão de recursos costeiros, sumidouros e extração de carbono?

Tópicos Adicionais a Serem Considerados


A discussão de um perfil jurisdicional, metas, e ferramentas de mitigação podem tornar-se a maior parte do anexo. Em alguns casos, entretanto, o anexo pode abranger tópicos adicionais e que são particularmente importantes para a jurisdição, tais como a capacidade de adaptação a mudança climática. Novamente, as questões abaixo são apresentadas apenas como considerações sugeridas e seu anexo deve discutir os tópicos mais relevantes para sua jurisdição, ou seja, listado abaixo ou não.

Você pode querer tratar quaisquer questões de capacitação que afetam sua habilidade de conseguir as reduções de emissões. Por exemplo, você pode discutir os aspectos de capacitação se eles são os componentes chaves de seu sucesso de mitigação. Inversamente, se a falta de capacitação são um obstáculo para implementação eficaz de mitigação, você pode ver o anexo como uma oportunidade para chamar a atenção para áreas em que sua jurisdição está necessitando colaborar. ( as questões ao longo destas linhas estão incluídas abaixo em parentesis).

Embora o foco do “Under 2 MOU” e dos anexos é a mitigação das emissões dos Gases do Efeito Estufa, você pode também querer mencionar algumas ações e planos que você tem para adaptação às alterações climáticas se esta questão for importante para sua jurisdição.

Capacitação

Como você irá garantir adequadamente a capacidade financeira, institucional e de força de trabalho para desenvolver de forma
DRAFT Appendix Guidance—3/6/15 sustentável e atender às suas metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa?

  • Quais incentivos e fundos de mercado estão em vigor ou previstos para apoiar a implementação de medidas de redução de emissões? Em que período de tempo?
  • Você está alavancando parcerias nacionais e internacionais existentes para financiar medidas de redução? Você está esperando estabelecer novas parcerias?
  • Que estruturas institucionais estão em vigor ou previstas para implementar e monitorar suas políticas de redução de emissões?(Você está esperando reforçar as estruturas institucionais através de desenvolvimento interno e/ou com parcerias externas sobre transferência de tecnologia e pesquisa?)
  • Você está investindo no desenvolvimento da força de trabalho e alavancando parcerias público-privadas para conseguir reduções das emissões em longo prazo através dos setores econômicos?(Você está esperando a parceria com novos investidores?)
  • Você está realizando a divulgação para aumentar a consciência pública e incentivar a participação do público na mitigação das mudanças climáticas?
Adaptação

Como você irá se adaptar às mudanças climáticas?

  • Como você irá lidar com a equidade e justiça ambiental?
  • Como você irá proteger a saúde humana?
  • Como você irá se preparar para eventos climáticos extremos?